De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Auriculoterapia na Gravidez

Seis motivos para você adotar este método

Certamente você já viu em algum momento da sua vida, seja no ambiente de trabalho, numa reunião em família ou dentro do transporte público alguém com aqueles famosos e particulares curativos bem pequeninos e espalhados em vários pontos das orelhas de alguém. Tempos atrás eles poderiam ser vistos como algo de se estranhar ou esquisito, já que o acesso à informação não era tão rápido como agora, graças à Internet e demais tecnologias, e as pessoas demoravam um pouco mais para ter a iniciativa da pesquisa e assim sanarem suas curiosidades.

Os peculiares adesivos são parte de um método de tratamento e diagnóstico oriundo da Medicina Tradicional Chinesa denominado Auriculoterapia, o que não é mais um mistério para você. Ou será que sim?

O que é Auriculoterapia?

Baseada na Medicina Tradicional Chinesa, onde há várias práticas e métodos de tratamento curativos e regenerativos ao corpo, a Auriculoterapia traz como foco de concentração energética as orelhas e seus pontos de ativação específicos e estimulados de acordo com a necessidade do praticante.

Datando seus primórdios há, aproximadamente, 200 anos D.C., a prática divide-se em duas escolas fundamentais: a escola chinesa e a escola francesa, esta última contando como principal estivador Paul Nogier, médico francês da década de 50 responsável por desenvolver um estudo rebuscado sobre a Auriculoterapia e criador do Mapa dos Pontos Auriculares acerca do método.

Mulher fazendo Auriculoterapia

Neste mapa, os pontos identificados por Nogier foram os seguintes: visual, cerebral, occipital, olfativo, dos maxilares, das gônadas, do pâncreas, do coração, biliar, retal, do nervo ciático, do joelho, do rim, do trigêmeo, da agressividade, do trago ou vício, da pele, do ombro, ponto zero, dos pulmões, ponto auditivo, estomacal, da garganta, do membro inferior, do membro superior, da alergia, de Darwin, de síntese, da medula e genital. Ufa! Quantos, não? 30 pontos, mais precisamente.

Auriculoterapia e Gravidez

Escolhemos a Auriculoterapia como matéria de hoje por ser uma das mais recomendadas para as gestantes que lidam com os nove meses de gravidez convivendo com todos os sintomas e reações do corpo que são naturalmente comuns ao período e trazem um sentimento de desagrado e desconforto que podem afetar mãe e bebê sob vários aspectos.

Como já falamos por aqui (leia Benefícios da Yoga na Gravidez) , muitas mulheres passam por desconfortos durante a gestação, contudo, sabemos que não precisa ser dessa forma: daí surge a ideia de que elas possam contar com opções terapêuticas complementares, viáveis e agradáveis que vão levar para a gestante e também ao seu bebê mais tranquilidade, relaxamento e positividade durante esta fase tão incrível e marcante.

São vários os benefícios e pontos favoráveis que este método terapêutico poderoso oferece para gestantes. Trazemos alguns a seguir para que você conheça ainda mais a Auriculoterapia e seu potencial para conduzir mãe e bebê a um período gestacional transformador, saudável e confortável.
Vamos lá?

1. Menos Enjoos? Sim.

Todo mundo sabe que grávida e enjoo estão praticamente correlacionados. Quem está esperando um bebê raramente fica livre de náuseas que acontecem nas horas e ocasiões mais improváveis, principalmente nos três primeiros meses de gestação. Mas com a prática da Auriculoterapia a mamãe pode ter os enjoos amenizados, consequência bastante bem-vinda, concorda?

2. Diminuição do risco de aborto? Sim.

Cada corpo possui sua peculiaridade e até vulnerabilidades. Quando a mulher se torna gestante isso também é fator relevante, afinal, trata-se de um corpo que receberá outro dentro de si. A referência de força dada para grávidas não é por acaso.

É preciso muita garra para, por exemplo, cuidar de você mesmo e do seu filho (a) em gestações de risco que podem, infelizmente, levar ao aborto espontâneo. Na prática da Auriculoterapia de forma adequada e sob a responsabilidade de um profissional entendido do assunto o risco pode ser diminuído.

3. Melhora da circulação sanguínea? Sim.

Quando a Auriculoterapia ativa pontos referentes a circulação do sangue, mãe e bebê agradecem, pois é através da circulação que o bebê recebe oxigênio e também nutrientes essenciais para seu desenvolvimento no útero materno. E não só isso: sabe os inchaços nas pernas e pés? Melhorando a circulação você também diminui esse incômodo habitual da fase.

4. Xô Estresse, ansiedade e depressão? Sim.

Esses são três estados emocionais que dificultam um bocado a vida da grávida. São tantas transformações e, ao mesmo tempo, tantas questões dominando os pensamentos que é natural que tais sentimentos venham à tona e façam parte dos dias mais do que você esperava. Ativando os pontos certos, na Auriculoterapia a gestante consegue tomar o controle da situação e enfrentar essas emoções que tiram o sono de mamães mundo afora.

5. Tchau dores musculares? Sim.

É dor nas costas, dor nos membros e aquela dor chatinha da lombar. Faz parte? Nem tanto, adotando a Auriculoterapia as dores são amenizadas e a gestante finalmente vai poder ter um pouco mais de alívio até que seu bebê nasça.

6. Chega de Insônia? Sim.

O tal sono desregulado é figurinha carimbada do cotidiano de quem está no período gestacional, mas nem de longe é um bom hábito. Por isso na Auriculoterapia a energização de pontos relacionados ao sono é coisa séria. Já que depois do nascimento do bebê perder o sono poderá ser comum por causa do choro do filhote e adaptação à nova fase, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Viu só quanta coisa boa e positiva a prática terapêutica da Auriculoterapia pode melhorar o dia-a-dia de gestantes? E o Essência Yoga executa o método com responsabilidade, profissionalismo e muito cuidado.

A prática desta modalidade fundida pela Medicina Tradicional Chinesa juntamente com influências e referências construtivas da Escola Francesa deve ser encarada com o máximo de atenção e preparo. E aqui nós levamos o assunto a sério, pois a ativação de pontos contraindicados para grávidas pode prejudicar o período gestacional, algo que mamãe nenhuma deseja nessa fase tão importante da sua vida e de quem já, já dá as caras nesse nosso mundão.

Quer saber mais? Nos visite. É só entrar em contato para conversarmos melhor sobre o assunto e ajudar você a alcançar os tão sonhados nove meses de paz, serenidade, equilíbrio e amor pela fase, pelo filho que chegará e pela sua vida, que mudará para MELHOR!

Namastê!

Te esperamos!


Gostou das nossas dicas?

Compartilhe com a amiga que vai celebrar o próximo chá de bebê. Que tal?

Leia também nossa matéria sobre Reiki na Gravidez.


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp