De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Benefícios da prática do Yoga no Inverno

Neste inverno aqueça corpo, mente e coração com o Yoga

Nesta época de temperaturas mais baixas, quem não gosta de ficar um tempinho a mais nas cobertas? Ou quem não se sente com menos energia, um tanto quanto deprimido e entediado?

Com isso a tendência é não querermos sair de casa para nossas atividades de autocuidado, e acabamos diminuindo a frequência de nossas práticas de Yoga, que justamente nos ajudariam a passar pela temporada mais fria do ano com mais vitalidade e bom humor.

Benefícios da prática do Yoga no Inverno

Mantém o corpo aquecido

A prática do Yoga no inverno auxilia a manter o corpo aquecido mesmo com as temperaturas mais baixas, o que evita também o surgimento de dores e desconfortos.

Aumenta a disposição e a vitalidade

A prática regular do Yoga no inverno é importante para manter o condicionamento físico e a capacidade respiratória, o que traz mais disposição para o dia a dia. Depois de 10 dias sem prática já começa a haver perda muscular e após 15 dias a capacidade aeróbica diminui. Além disso, o foco constante na respiração (pranayamas) auxilia na capitação de mais energia vital para o organismo.

Ajuda a evitar gripes, resfriados e sinusites

A prática regular do Yoga no inverno auxilia a aumentar a imunidade, evitando as doenças respiratórias tão comuns desta época. Os pranayamas contribuem para a limpeza e desobstrução do aparelho respiratório, que tende a ficar congestionado nessa época.

Benefícios da prática do yoga no inverno

Mantém o peso corporal balanceado

No frio o nosso gasto energético aumenta, aumentando também o apetite por alimentos calóricos. Manter a prática de Yoga regular nessa época é importante para que não acumulemos peso extra, que pode trazer tantos malefícios à saúde.

Traz leveza e bom humor

Como comprovadamente em épocas mais frias as pessoas tendem a se sentir mais tristes, o Yoga é um poderoso aliado para nos manter em equilíbrio emocional nesta época do ano. Por aliar práticas físicas (ásanas), respiratórias (pranayamas), meditativas e relaxamento (yoga nidra), a aula de Yoga é capaz de nos trazer uma profunda sensação de paz, tranquilidade e bem-estar, associada à liberação de endorfinas pelo sistema nervoso e ao próprio processo de interiorização e quietude.

Evita dores e tensões musculares

A falta de atividade física, principalmente o alongamento, acaba deixando a musculatura tensa, encurtada, o que gera desconforto e dores. Esse quadro piora no inverno, quando por conta do frio nos encolhemos, nossos músculos se contraem, nossa postura se fecha e as articulações ficam mais rígidas. A prática do Yoga mantém a flexibilidade e o alongamento do corpo, evitando essas complicações e trazendo bem-estar constante.

A prática fica mais prazerosa

Se você costuma suar muito no verão, a tendência é diminuir a transpiração durante a prática do Yoga no inverno, o que a torna ainda mais agradável.

Além de todos esses benefícios, manter nossa prática regular de Yoga mesmo no inverno é um comprometimento com nosso próprio desenvolvimento pessoal, por ser este um momento de autocuidado, de interiorização, busca por equilíbrio e paz interior.

Esperamos por vocês!

Namastê

Autora: Stephany Nicolli D. Fonseca
Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi

Compartilhe com seus amigos:


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Linking Sites
Whatsapp