De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Benefícios da Yoga na gravidez

Yoga e Gestantes

Um dos sentimentos mais intensos na sociedade moderna é a ansiedade. Ela toma nosso corpo e mente de assalto e parece que não conseguimos nos controlar de forma nenhuma enquanto ela está ali, fazendo o trabalho dela de nos manter inquietos e sempre impacientes. Agora, imagine isso atrelado à realidade de uma gestante, que durante nove longos meses terá que lidar com vários percalços, além da espera inevitável até que tenha seu filhote nos braços. É complicado, certo?

E não para por aí porque não só a ansiedade faz companhia à futura mamãe como também o estresse, os desconfortos com a transformação corporal intensa, dores musculares, mudanças de humor e tantas outras condições nada agradáveis e que podem sim ter uma relevância enorme durante a gestação. Nesse contexto, é importante reconhecer a atual realidade do momento, buscar um diálogo sincero com seu obstetra e estar disposta a praticar atividades que preparem melhor corpo e mente para viver esta fase de forma serena e saudável até que chegue a hora do parto, reta final da gravidez que pode implicar em dificuldades e até riscos para ela e a criança, em alguns casos.

É assim que muitas gestantes chegam até a prática regular do Yoga, pois dentro de seus princípios voltados para postura, equilíbrio interno e externo, autoconhecimento, trabalho corporal e respiração o Yoga proporciona para as praticantes técnicas e atividades regulares que beneficiam mãe e bebê ao longo de todos os meses gestacionais, o que é ótimo em vários aspectos relacionados a saúde, bem-estar e adaptação à fase em questão.

Mulher grávida praticando yoga

E quais seriam, especificamente, esses benefícios? Como eles afetam positivamente a gravidez? O que o Yoga pode fazer a fim de tornar a gestação do filho, um marco na vida da mulher, ainda mais feliz, confortável e pleno?

O Blog do Essência Yoga, conta tudinho agora mesmo através da seleção de cinco benefícios maravilhosos que só esta prática milenar pode oferecer. Mamães, não-mamães, papais, amigas, amigos: acompanhem.

Principais benefícios

Mamãe Fitness: energia e resistência física

As gestantes que utilizam as posturas do Yoga (asanas) ao longo do período de formação do filho (a) até a reta final fortificam membros superiores, inferiores, lombar, ombros e coluna, conseguindo assim dar mais suporte ainda para a barriga, elemento-chave nesse processo gestacional e que precisa de uma ajuda e tanto do nosso corpo em geral, mas em especial das partes citadas, para comportar o peso da criança que está se desenvolvendo dentro dela e todos os desafios relacionados a força, postura e manutenção da vitalidade, mesmo carregando uma vidinha a mais.

Então, com o Yoga não tem essa de mamãe cansada, sem disposição. É muita disposição, força e energia para o que der e vier!

Mamãe Relax: serenidade e calma

Como falamos, o Yoga aplica dentro da sua filosofia técnicas de respiração que não só ajudam a balancear o bom funcionamento do cérebro por meio da oxigenação como também melhoram o desempenho do nosso sistema nervoso; dupla de peso quando o assunto é relaxamento e tranquilidade interna ao longo da gravidez.

Uma mamãe mais relaxada e serena consegue encarar os desafios da gestação com mais leveza e sabedoria, trazendo para os seus meses ares mais calmos e sem tanto estresse.

Mamãe Equilíbrio: conexão interna e alinhamento

Toda grávida passa pelo intenso desafio de aceitar ao longo dos dias uma nova realidade, onde tudo passa a girar em torno dela e também de um novo ser. Há algumas mulheres que entram em crises internas extremas, seja pela mudança do corpo, pelas demandas que o período exige ou por um simples detalhe. O fato é que tal problemática não só é compreensível como deve ser encarada de frente.

Com a prática de asanas e meditação, premissas indispensáveis no Yoga, é possível para a mulher obter uma conexão mais profunda consigo mesma, onde quem sai ganhando é o seu eu interior e seu psicológico, já que ambos estarão prontinhos para comportar o momento e tudo que está agregado a ele.

Mamãe Elo: autoconhecimento entre si e o bebê

Muita gente encara o Yoga como uma prática bem mais física que mental e interna, onde nossos mais profundos sentimentos são adequados às nossas realidades até que trabalhem em conjunto e façam da nossa vida uma caminhada muito mais fácil e agradável. E sim, é verdadeira a vitalidade que o Yoga pode proporcionar, porém, não apenas isso.

No caso das grávidas, a prática do Yoga não só ajuda na circulação sanguínea da pélvis, o que faz total diferença no momento do parto, como além disso promove entre mãe e bebê uma interação mais especial, mais profunda e impactante ao longo dos nove meses, dois anos, dez e por aí vai. É uma pratica que aproxima, conecta e une mãe e bebê ainda mais.

Mamãe Preparada: condicionamento para o parto

Chegou a hora, o bebê está chegando. Não é desesperador? Até a mais tranquila das mães vai passar por algum lapso de preocupação por não saber o que virá, o que vai acontecer nesse curto espaço entre o fim de um ciclo para início de outro.

E nesses momentos a tensão fala muito alto ao coração da gestante, o que pode ter impacto relevante no trabalho de parto se a situação fugir do controle e a mamãe não conseguir concentrar-se ou deixar a emoção e nervosismo tomarem conta.

É aí que o Yoga, por meio das técnicas de respiração que promove em sua prática, colabora muito para que o parto seja uma etapa desta reta final bem controlada e favorável ao momento da mãe dar à luz ao filhote.

Como percebemos, o Yoga é um grande amigo das gestantes, e se praticado com acompanhamento profissional adequado, ele traz para o período da gravidez mais formas de interação, conexão e alinhamento entre mãe, bebê e o momento vivido.

O Essência Yoga ressalta a importância do acompanhamento médico e profissional e do qual mamãe nenhuma pode abrir mão. Praticar Yoga sozinha, por contra própria pode prejudicar mãe, bebê e não ser uma boa ideia, mesmo que esteja munida de boa intenção e iniciativa.

Mais uma vez trazemos ao texto o pedido de que as mães procurem seus médicos, questionem sobre a prática e só após da liberação tomem a decisão acerca da prática. Não coloque em risco um dos momentos mais fantásticos da sua vida por tão pouco.

O Essência Yoga se importa e também esclarece que possui profissionais altamente preparados para dispor aulas para gestante em um ambiente agradável e saudável para ela e o bebê que está para chegar. Nossa missão é trazer, com todo nosso trabalho e empenho, a segurança que a futura mamãe precisa para se conhecer, se entender e se aceitar como parte de um mundo pleno de energia no qual ela terá uma missão incrível.

Entre em contato para obter mais informações sobre nosso Estúdio e como podemos acompanha-la ao longo dessa fase espetacular da sua vida. Ficaremos felizes em tê-los com a gente.

Viva a plenitude do amor e sinta-se totalmente pronta para trazer o seu filho (a) ao mundo. E tudo porque graças ao Yoga você aprenderá técnicas diversas voltadas para respiração, equilíbrio, conexão interna e paz que serão de extrema utilidade do início ao fim deste período fantástico e que só engrandece a SUA vida.

Mulheres grávidas praticando Yoga

Gostou das nossas dicas? Compartilhe!


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp