De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Celular e Cervicalgia

Equilibrando saúde e tecnologia

Não é mais novidade que a nossa sociedade tornou indispensável o uso do celular smartphone para boa parte das nossas atividades cotidianas. Se antes você ia ao mercado presencialmente, hoje pode fazer o pedido de suas compras por um aplicativo. Ir ao banco? Só se for algo muito específico, pois o aplicativo traz uma série de soluções acessíveis, rápidas e práticas. E o que dizer da informação? Não por acaso muitos editoriais e redações fecharam suas portas nos últimos anos, afinal, as notícias e a rápida propagação do conteúdo via world wide web deixou de ser luxo já algum tempo para tornar-se popular e sim, muito conveniente e econômica.

Impacto na saúde

Contudo, a tecnologia que está na palma da nossa mão também impacta em todo nosso ser, especialmente em nossa saúde. Ao mesmo empo que o celular smartphone traz toda a praticidade que jamais vimos há 15, 20 anos, ele também oferece uma perda significativa do nosso condicionamento físico e muscular, uma vez que nos colocamos em processo de repetição a cada acesso ao aparelho, o que muitas das vezes ocorre de forma involuntária e sem nenhum tipo de alerta com relação à postura e manuseio: é só inclinar a cabeça, mover os dedos e segurar, por quantos minutos ou horas desejar, o seu celular smartphone enquanto lê as notícias do dia, conversa com as pessoas ou, simplesmente, corre o olho para conferir como está o feed no Instagram.

Bom, é aí que mora o perigo, pois toda repetição que exige muito do nosso corpo nos leva às disfunções que conhecemos como LER – lesão por esforço repetitivo. Um problema que, entre outros fatores negativos, impede o indivíduo de trabalhar e ter uma vida mais confortável. Já ouviu falar em tendinite?

Homem sentindo dor intensa no pescoço

Pois bem, quem sofre com ela precisa lidar claramente com a certeza de que o agravante é resultado da repetição em escrever demais, digitar demais ou praticar esportes sem o devido cuidado e atenção ao corpo. Só que, além do uso repetitivo do smartphone permitir que um problema tão incômodo como a tendinite entre na sua vida, ele também traz outro: a cervicalgia. Em nosso país a proporção é que um habitante tenha mais de um celular, gastando entre 2 e 4 horas ao dia olhando para a tela e mantendo uma postura extremamente inadequada e prejudicial, que promove sobrecarga extrema na sua região cervical.

A seguir, vamos compreender melhor por quais motivos o simples ato de usar o seu celular smartphone pode levar o seu corpo a uma pane muito mais grave do que o seu Facebook ficar fora do ar por algumas horinhas. Observe.

Celular e Saúde

Aparentemente inofensivo, o uso regular do celular smartphone, caracterizado pela inclinação da cabeça até o campo de visão do aparelho, este quase sempre junto às mãos do usuário, entre a região peitoral e a cintura, promove em nosso corpo desconfortos latentes e que afetam negativamente nossa postura e estrutura muscular, podendo culminar em problemas ainda mais graves.

Para definir melhor o uso contínuo do smartphone e os malefícios que ele traz ao corpo surgiu o termo text neck, ou pescoço de texto, que nada mais é do que as dores que sentimos na cabeça e que estão ligadas à nossa nuca, além de tensões no pescoço graças ao tempo enorme que nos mantemos na posição inclinada enquanto usamos nossos celulares.

As dores e pressões podem trazer a sensação de queimação, a começar na base da cabeça e expandindo-se até o nosso couro cabeludo, ou na parte da frente, na altura dos olhos. Além disso, outro dado que impressiona é a discrepância entre o peso normal que a cabeça possui, ao encontrar-se na sua posição normal, e o peso que gera pela inclinação no uso do celular. Enquanto a postura adequada representa o peso de 5 a 7 quilos, a postura incorreta que o uso do smartphone traz representa cerca de 27 quilos. Ou seja: você acumula um sobrepeso na sua região cervical 5x a mais do que o peso aceitável.

Segundo a fisioterapeuta Priya Dasoju (Fonte: UMA-SUS), a enfermidade conhecida como pescoço de texto não só traz dores na cabeça, nuca e pescoço como também nos braços e ombros, desencadeando cefaleias cervicogênicas que aparecem com o constante inclinar da cabeça para a frente do celular e posterior pressão severa no pescoço.

Relação entre inclinação do pescoço e peso sobre a coluna Fonte: catracalivre.com.br

E como devo utilizar meu celular?

Pelo hábito, nós utilizamos o celular de forma que nos inclinamos para a frente e por repetidas horas, como já falamos, contudo, este não é o único meio de usar e acessar o aparelho. A postura ideal ao utilizar smartphone é fundamental para que as dores sejam prevenidas. Mas qual é o uso correto?

A parte mais importante é saber que a tela do aparelho deve ficar na altura dos seus olhos, e você pode apoiar os braços numa mesa, cadeira ou qualquer outro tipo de elemento que facilite esse movimento. Com a tela alinhada ao seu campo de visão o ato de inclinar a sua região cervical é extinto, dando lugar para o uso mais recomendável e, assim, dores, incômodos e problemas mais graves sejam evitados.

Outra recomendação é evitar usar durante tanto tempo o seu smartphone e intercalar alongamentos e outras atividades para que não se mantenha por horas numa mesma posição. Assim, você já terá meio caminho andando para resolver esse incômodo e se ver livre de dores.

Massagens e Terapias Naturais

Esta é a outra parte do caminho que você precisa trilhar para se livrar dos incômodos, problemas e dores que as posturas inadequadas ao utilizar o celular trazem ao seu dia-a-dia. Quando o nosso corpo já está sentindo os efeitos negativos deste hábito, é sempre recomendável a prática regular de massagens terapêuticas que aliviam rapidamente os sintomas e levam ao seu condicionamento físico mais relaxamento muscular e energia, curando de dentro para fora os males que a “text neck” promove. Confira algumas das mais indicadas.

Massagem Anmá

A massagem Anmá é aplicada sem uso de cremes, trazendo vários benefícios para quem enfrenta problemas na região cervical. Ao ser aplicada na extensão do pescoço, ombros e braços de quem sofre intensamente com a cervicalgia, desenvolvendo movimentos de apertar, pressionar e amassar as regiões afetadas, desencadeia o alívio instantâneo nas áreas afetadas, ativa a corrente sanguínea do indivíduo, ato que fortalece a musculatura das áreas prejudicadas pela cervicalgia, diminui as dores de cabeça, reduz o estresse e promove alívio e tranquilidade, fazendo com que as dores sejam amenizadas cada vez mais ao longo do tratamento.

Reiki

O Reiki é uma massagem que alinha e oferece ao paciente que a recebe tranquilidade, paz e relaxamento, fazendo como que o seu corpo libere e produza liberar mais endorfina, substância responsável pelo alívio de dores, e uma vez que a cervicalgia se agrava com a presença de altos índices de estresse, má postura, tensão muscular e acidentes, esta prática pode ser a ideal para quem sofre com o problema.

Acupuntura

Como já falamos algumas vezes aqui no Blog, a Acupuntura é a terapia mais indicada para quem lida com a cervicalgia. Com o uso de agulhas metálicas em pontos exatos do corpo do paciente que busca tratamento para as dores no pescoço, cabeça, ombros e braços que o problema traz, é um método eficaz em dores incômodas e crônicas, gerando resultados positivos e ajudando a conter o uso de medicamentos em demasia no tratamento da cervicalgia.

Shiatsu

Pressionando pontos específicos do pescoço, ombros, cabeça e braços, o Shiatsu vai equilibrar energias, relaxar, acalmar e diminuir os impasses causados pela cervicalgia por meio do estímulo muscular e energizante nas partes doloridas, levando uma intensa sensação de controle, alívio e tranquilidade ao paciente, além do alívio efetivo das dores.

O Shiatsu libera toda a musculatura que a cervicalgia retém com a tensão afetadas e reativa os nervos neurológicos, que possuem conexão com as dores no pescoço – daí surgem também as dores de cabeça, um dos maiores incômodos da cervicalgia.

Os benefícios e vantagens que a tecnologia promove são essenciais, e não é nada mal ter, na palma da mão, a oportunidade de facilitar, e muito, nossa vida. Porém, precisamos estar atentos ao nosso corpo e como tanta evolução pode, por muitas vezes, impactar negativamente na nossa performance física e saúde. Até porque, convenhamos: do que adianta ter tudo que precisamos a um clique de distância sem vitalidade, disposição, energia e relaxamento o suficiente para seguir em frente e encarar o mundo lá fora?

Então, deixamos aqui o alerta e nos colocamos à disposição para que você conte com o Estúdio Essência para que o casamento entre saúde e tecnologia dê muito certo e o seu corpo não seja prejudicado com isso. Entre em contato e vamos descobrir quais terapias são as mais indicadas para o seu problema. E, se for usar o seu smartphone para isso, lembre-se da postura correta que ensinamos hoje e crie, agora mesmo, novos hábitos para ter uma vida ainda mais hi-tech e feliz!

#namastê


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus contatos!


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp