De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Sete dicas imperdíveis para se concentrar no trabalho

Trabalho e Bem-estar

Acordar cedo. Arrumar-se a tempo de pegar o coletivo no horário ou evitar trânsito ao máximo. Chegar no local de trabalho atrasado, apesar do planejamento. Pausa para um café? Bem, agora não dá. Um lanche? Quem sabe mais tarde? Telefones tocam sem parar. Conversas paralelas. Alguém derruba o vaso decorativo azul do corredor ao lado. Alvoroço total. Você precisa de concentração para começar a produzir – e o seu chefe quer planilhas analíticas completas até 10h, em ponto.

Vamos combinar que boa parte das rotinas de trabalho não são nada fáceis de serem encaradas, nem por você e menos ainda pelo seu corpo e sua mente. É preciso alinhar o seu estado emocional com suas atividades, tarefas, objetivos e a convivência social para que tudo possa fluir da forma que você deseja e sem complicações, estresse ou imprevistos.

Elemento-chave para qualquer profissional bem-sucedido, a concentração é, para alguns, um estado natural e, para outros, sinônimo de dificuldade extrema, seja por depender da colaboração de fatores externos ou por depender de você mesmo.

Se você tem pouco manejo e foco quando ela se faz necessária confira as dicas imperdíveis que reunimos para você e ajudam a viabilizar a concentração no trabalho, podendo garantir uma rotina mais produtiva, ágil e confortável.

1. Fique offline o máximo que puder

Nós sabemos que a conectividade fala alto e cada vez mais, porém, é importante criar intervalos de desconexão dentro do ambiente de trabalho, em especial de redes sociais – Facebook, Instagram e aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp, já que são elementos de distração e costumam interferir de forma não muito positiva na nossa dinâmica de trabalho. Faça mais uso de anotações à mão e limite-se à conexão com e-mail e plataformas pertinentes à sua atividade profissional. Deixe o mundo virtual para intervalos e pausas, momentos em que sua produtividade não ficará comprometida.

Mulher tentando se concentrar no trabalho

2. Organize-se: Menos é mais

Sabe aquele gestor que passa ao lado da sua mesa pedindo por mais organização? Pois é, ele faz isso pensando na sua produtividade e concentração, sabia? Deixe na sua mesa de trabalho o essencial, procure reduzir o toque do telefone fixo, coloque o celular no modo silencioso e retire o som de alarmes e notificações do seu computador. Ter um ambiente de trabalho organizado e alinhado com as suas necessidades ao longo do dia mantém você mais compenetrado no que precisa desenvolver e evita distrações.

3. Respeite suas pausas - E a sua fome

Não adianta produzir incessantemente sem dar ao seu corpo e sua mente pausas regulares. Intervalos de, em média, 5 minutos, bem como horários de almoço e lanche devem ser respeitados. A boa e velha história de que saco vazio não para em pé neste caso é mais do que verdadeira: pausas e alimentação regulares ao longo do dia são fatores indispensáveis para quem quer desempenhar suas tarefas de trabalho com concentração, saúde, energia e qualidade.

4. Ignore elementos exteriores

Desde o tic-tac do relógio até o cof-cof do colega que acabou de passar rente à sua mesa, a dica é tentar ignorar o quanto puder elementos e ruídos exteriores que podem prejudicar sua produção, especialmente em momentos de pressão e prazos apertados, dinâmica comum no ambiente de trabalho.

Quando o incômodo for grande demais, e caso seu trabalho permita, coloque os fones de ouvido, direcione sua concentração para o que estiver fazendo e sua paz interior para as músicas que escolher ouvir. A tranquilidade também é amiga do foco, não se esqueça.

5. Para dias difíceis, atividades mais práticas

Infelizmente, não é possível nos mantermos 100% bem o tempo inteiro. Terão dias em que você acordará com o pé esquerdo e a sua energia estará fraquinha. Aprenda a não exigir tanto de si e respeite seus limites. Se o dia começou ruim não vá piorá-lo forçando a concentração a qualquer custo. Busque executar atividades mais simples, práticas e de fácil resolução – e mentalize que o dia seguinte será bem melhor.

6. Planeje suas atividades - E o seu tempo

Fazer uma boa gestão do seu tempo e distribuir suas tarefas do dia de acordo com ele não só estimula sua concentração e foco como também te impulsiona a cumprir o cronograma que planejou, promovendo ainda mais a disciplina e organização no seu dia-a-dia.

Tenha uma agenda ou calendário onde possa acompanhar seu planejamento diário, semanal e mensal de trabalho, mapeando o que precisa fazer, pontuando quais são as demandas prioritárias e reduzindo o risco de esquecer algo a cumprir.

7. Use suas pausas para meditar

Conecte-se com seu interior durante as pausas ao longo das atividades de trabalho por meio da meditação. Técnicas de respiração e mantras adequados para o ambiente corporativo podem fazer uma grande diferença no seu rendimento. Alie a concentração ao seu potencial interno em canalizar energias e boas vibrações para obter bons resultados, sempre pautados pela criatividade, calma, tranquilidade e paciência.

Coloque em prática todas as dicas de hoje e não permita que sua rotina de trabalho se torne uma parte cansativa e estressante da sua vida quando pode ser referencial de orgulho, conquistas e sucesso traduzidos em atividades e projetos fantásticos que serão concretizados por você ao compreender que concentração, foco e equilíbrio entre corpo e mente fazem o seu potencial TRANSCENDER.

Namastê - e que o seu trabalho emane equilíbrio, sempre.

Mulher meditando após um dia de trabalho

Compartilhe com seus amigos:


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp