De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Drenagem Terapêutica

Muito além do Relaxamento Corporal

É essencial que você tenha o hábito de perceber como o seu corpo está reagindo ao dia-a-dia. Sobe escadas sem que o desconforto e cansaço batam? Consegue ficar em pé na fila do banco por um tempo considerável, sem desconforto? Não se incomoda com inchaços e a sensação de esgotamento? É raro sentir dores nas plantas dos pés, pescoços, costas e braços, por exemplo? Dificilmente se preocupa com retenção de líquido? Eventuais aborrecimentos ou problemas recorrentes impactam o seu organismo e algumas práticas sofrem alterações, como a alimentação e disposição física para atividades diversas?

Se todas as perguntas acima fizeram você refletir antes de responder, ou então sequer possuem resposta imediata porque não tinha pensado nessas circunstâncias antes, reconsidere: talvez o que falta é conhecer e usufruir dos benefícios da drenagem terapêutica.

O que é a Drenagem Terapêutica?

A drenagem terapêutica é o estilo de massagem corporal feita com auxílio das mãos do terapeuta corporal ou por meio de itens próprios e específicos que auxiliam na eliminação do excesso de líquidos, toxinas e edemas presentes em nosso organismo, elementos que podem comprometer o bom funcionamento da nossa circulação sanguínea, gerar aumento de peso, ampliar o acúmulo de desordens energéticas, metabólicas, dores e tensões constantes.

Mulher recebendo massagem para drenagem terapêutica

Sua principal função é remover os líquidos presentes entre células e resíduos metabólicos. A partir do momento em que eles são retirados dos locais afetados, as substâncias são direcionadas para o sangue, via circulação.

A drenagem terapêutica é ideal para os tecidos musculares e o sistema imunológico. Com poder tranquilizante e de relaxamento, além de melhorar a ação anti-inflamatória do corpo.

Como funciona?

A drenagem terapêutica deve sempre ser iniciada com manobras e movimentos suaves, circulares e precisos aplicados em pontos estratégicos e de necessidade do corpo do paciente, redirecionando líquidos e toxinas a outras funções e fins favoráveis ao organismo, como já mencionamos.

Desde que sejam aplicados do modo correto, tais movimentos melhoram a circulação sanguínea e diminuem a retenção dos líquidos, toxinas e afins, trabalhando de forma mais proativa e favorável aos músculos, membros e demais partes da nossa matéria. Por isso, a redução de edemas, dores, inchaços acontecem na prática da drenagem.

Quais partes do corpo podem receber a drenagem?

Geralmente, a drenagem terapêutica é feita nas pernas, barriga, braços, tórax e região cervical. Para cada região corporal a drenagem terapêutica exige movimentos específicos, mas todos precisam seguir o fluxo do gânglio linfático ou acelerar o metabolismo. Nas pernas, por exemplo, os movimentos precisam passar por joelhos, coxas e virilha. A massagem na barriga também envolverá a virilha, enquanto nos braços e tórax o processo deve ser feito até a região das axilas.

E os benefícios? Quais são?

1. Melhora a modelagem corporal

Servindo de estímulo externo que melhora a circulação sanguínea, a drenagem ajuda a diminuir o efeito de inchaço e amplia a nutrição dos tecidos musculares por meio das técnicas aplicadas pelo profissional. Uma vez que o organismo não retenha substâncias nocivas e melhore a vascularização, sua resistência imunológica aumenta e o resultado de todo o processo pode ser percebido na modelagem do corpo.

2. Reduz a gordura localizada

É natural que o corpo retenha líquidos e toxinas ao longo do nosso cotidiano e seus pormenores: má alimentação, estresse, sedentarismo entre outros. Com a drenagem terapêutica, a eliminação de líquidos e redirecionamento de nutrientes traz mais resistência ao surgimento de gorduras localizadas, ainda mais se a prática for aplicada em seus estágios iniciais.

3. Diminui inchaços dos pés, pernas e braços

Como falamos, o acúmulo dos líquidos e de toxinas se dá em determinados pontos das pernas e pés com focos de obstrução, causando os inchaços. Se aplicada por algumas semanas, a drenagem beneficia o quadro consideravelmente, mas caso a situação em questão seja crônica, o ideal é que o médico do adepto indique qual será a frequência mais adequada para a pessoa.

4. Ameniza os desconfortos da TPM

Durante a tensão pré-menstrual o corpo feminino acumula mais retenção de líquidos, e os vasos venosos e linfáticos ficam mais enfraquecidos. Sabe aquela sensação de inchaço nos dias que antecedem a menstruação? Pois é, os movimentos da drenagem terapêutica ajudam a combater esse inchaço desagradável e que é certo surgir no período.

5. Auxilia no processo de cicatrizações

Quando é possível notar, em processos pós-operatórios, há o acúmulo de edemas e fibroses mediante a dificuldade de eliminação de líquidos e toxinas - sem contar a comum fragilidade do corpo, é recomendável a prática da drenagem terapêutica, pois ela é eficaz na eliminação de edemas e hematomas, além de acelerar a regeneração de tecidos em recuperação.

A drenagem linfática possui contraindicações?

Sim. É importante ressaltar que pessoas com infecções, insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão devem consultar o médico, mas o habitual é que elas não possam realizar o procedimento terapêutico. Portanto, muita atenção antes de recorrer à drenagem terapêutica se você é portador dessas enfermidades.

Agora que você leu nossa matéria e descobriu porque sua colega de trabalho não abre mão das sessões de drenagem terapêutica que faz toda semana e também o motivo que levam tantas famosas a adotarem regularmente o método como forma de melhorar a aparência corporal, a circulação sanguínea, a retenção de líquido, a rigidez muscular e o equilíbrio emocional, que tal marcar uma avaliação com a gente e saber mais sobre nossos pacotes e sessões de drenagem disponíveis no Essência Yoga e Massoterapia?

Entre em contato com nosso estúdio hoje mesmo. Aqui você encontra os melhores profissionais, instalações adequadas e aconchegantes e horários disponíveis para incluir a drenagem terapêutica na sua rotina o quanto antes – e não VIVER mais sem ela!

Namastê!


Gostou da matéria?

Compartilhe com seus amigos!


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp