De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Equilíbrio do corpo e da mente

Por que é tão importante o equilíbrio entre corpo e mente?

Corpo são, mente sã. Este é um clichê que você certamente já ouviu ou leu antes desta matéria em algum momento da sua vida, seja entre amigos, em matérias de revistas, no ambiente de trabalho, nos grandes eventos em família, nas suas redes sociais, acoplada ao post que seu irmão ou colega da faculdade fez sobre qualidade de vida e até mesmo na matéria Mente Sã e Corpo São aqui no blog.

Mais do que uma frase popular, ela sintetiza a relevância de dois conceitos essenciais quando o assunto é o indispensável cuidado, atenção e zelo que devemos ter com a nossa matéria física e também com nossa matéria espiritual e interior, para que assim possamos levar a nossa vida com mais tranquilidade, qualidade e equilíbrio entre o que somos por fora e o que temos por dentro, que nos alimenta e sacia tanto quanto o delicioso e suculento lanche da tarde acompanhado daquele suco de laranja que cai muito bem no verão - ou em qualquer estação.

Ao falarmos nesses conceitos surge também o outro lado da moeda. O lado que nós temos o hábito de deixar sempre para depois, que preterimos frente a outras atividades e práticas diárias e que creditamos ao tempo a culpa pela procrastinação quase que religiosa. Academia? Corrida? Pilates? Yoga? Massoterapia? Terapias Naturais? Não, na nossa agenda é difícil, quase impossível ter espaço para atividades que possuem impacto positivo direto na nossa saúde e longevidade. Será mesmo?

E quando o famoso calo aperta em forma de severas distensões musculares, agressivo pico de estresse, o devastador burnout , exaustivas crises de ansiedade, longas e frequentes noites de insônia, significativo ganho de peso, cansaço imediato em ações corriqueiras, doenças ósseas, transtornos emocionais, etc? Ainda assim nos deixamos para lá e seguimos dando espaço a qualquer outra coisa que não irá melhorar em nada a caminhada vital?

Grupo de mulheres praticando Yoga

Pois é, aí a história muda completamente de figura e o sentimento de preocupação e angústia figura cada dia sem uma mudança, uma virada de chave no jeito de conduzir e usufruir o nosso tempo em favor do nosso corpo e estado mental.

Somos movidos pelo medo, mas nem por isso nos antecipamos a ele. Prova disso está no fato de que 7 entre 10 brasileiros não praticam nenhuma atividade física, evitando a prevenção de doenças, transtornos diversos e até a aceleração dos efeitos e características comuns da velhice como enfraquecimento dos ossos, indisposição, cansaço excessivo, enfermidades respiratórias, dificuldades motoras e similares.

Por isso, se estamos praticamente condicionados ao meio desgastante e acelerado de viver tal qual uma premissa, não há razões plausíveis para postergar a inclusão de práticas saudáveis, revigorantes, acalentadoras e sinérgicas que ajudam bastante a evitar que todos os nossos calos apertem tanto até que nos tirem por completo a disposição e vitalidade que precisamos para seguirmos em frente, trilhando uma vida mais satisfatória, sadia e feliz.

Uma das práticas mais em voga e altamente recomendada por médicos e especialistas nos últimos anos é o Yoga. Filosofia milenar, conhecido por proporcionar ao indivíduo o verdadeiro encontro entre a sua dimensão física com a mental e queridinho de figuras públicas em moda, televisão, música, opinião e cultura, ela atua como antídoto para o ritmo de vida latente e rigoroso que acaba por nos consumir de forma negativa caso não encontremos a paz interior necessária a qualquer um de nós, seres que são parte de um mundo cheio de nocividades e comodismos que podem nos custar bem mais do que um simples levantar do sofá.

Há quase dez anos, esta reportagem indicava que mais de 5 milhões de brasileiros são adeptos do Yoga. Imaginem hoje? E uma das características mais positivas da Yoga é conseguir o mix entre espiritualidade, condicionamento físico e equilíbrio interior, além de trazer à vida do praticante mais conectividade e imersão com todas as suas potencialidades.

A transformação interior e bom andamento do funcionamento dos principais órgãos do nosso corpo são pontos favoráveis promovidos pelo Yoga, que também relaxa, provê mais energia, vitalidade e exerce alto poder de influência em nosso humor, autoestima, determinação e proatividade de acordo com as posturas adquiridas ao longo do processo e uma vez que dá ao praticante mais conhecimento de si, mais entendimento sobre seu mundo exterior e interior. Mas não só isso, viu?

Abaixo, alguns dos principais benefícios ao agregar o Yoga na sua rotina diária. Confira.

1. Calma de corpo e alma: serenidade e paz interior

Vivemos tempos de extremos, de reações exageradas, de fúria e caos que se refletem negativamente em nosso ser, em nosso lar ou nas relações pessoais. É natural que fique difícil tolerar tanta pressão, estresse, aflição e nervosismo que passa a tomar conta de nós pela influência de tais aspectos. E o corpo? Como fica? E a nossa mente? Como pode ser preservada?

Para homens e mulheres de qualquer idade, o Yoga é uma filosofia e prática tão poderosa que tem como premissa trazer em seus exercícios de postura, respiração, meditação e concentração mais tranquilidade a quem a inclui em sua dinâmica diariamente. Proporciona equilíbrio físico, espiritual e emocional, revigorando nossas forças e diminuindo os efeitos nocivos das mazelas do cotidiano e do passado acerca de nós e dos nossos. Entende-se, por meio dela, que o presente bem mais importa do que ficou lá atrás, o que nos abre caminhos e portas, até então, fechadas.

2. Relax: diminuição do estresse e ansiedade

Ao nos concentrarmos nas ações do presente desapegamos de problemas e impasses do passado que atuam, na maioria dos casos, como prisões internas às nossas ambições, desejos, sonhos e vontades. Do mesmo modo é pensar incansavelmente no futuro até que o presente sequer seja valorizado e usado a nosso favor.

Com a prática do Yoga, o equilíbrio emocional, a sensação de paz interna, o bem-estar e balanceio da mente em todas as facetas do dia chega ao indivíduo adepto de forma muito sutil e leve, porém não menos determinante e reagente, desempenhando bons resultados, inclusive, em casos de depressão, ansiedade e estresse graças a sensação de desprendimento e relaxamento. Quem pratica Yoga também pratica concentração, otimismo, calma e autocontrole.

3. Energia a mil: condicionamento físico e vigor

Melhorando o fortalecimento e resistência dos nossos músculos através de exercícios, técnicas, respiração, posturas e condicionamentos promovidos de acordo com a modalidade do Yoga a ser praticada, automaticamente o nosso corpo encontrará mais capacitação, energia e intensidade para desenvolver atividades e tarefas que exigem do nosso físico e disposição corporal.

Com isso o nosso corpo não só estará mais resistente como também mais saudável e tonificado, tendo o equilíbrio ideal entre gorduras saudáveis e massa magra, além de enrijecer nossos músculos até que eles atinjam o aprimoramento necessário para que nenhuma atividade seja mais tão cansativa como foi em outras épocas.

4. Nada de quilos a mais: ajuda no emagrecimento

Quem aí nunca comeu por ansiedade? Pois é, mas comer compulsivamente a fim de mascarar tal sentimento pode significar bem mais que um alívio momentâneo e nos levar ao ganho de peso em larga escala, o que não é nada bom para nossa saúde, autoestima, confiança, energia e bem-estar.

Com o Yoga e seus exercícios de postura e concentração, passamos a entender um pouco melhor o que se passa dentro de nós e como é possível controlar nossa ansiedade sem que descontemos na comida e exageros, perdendo gordura e aprendendo a ser mais saudável e consciente da importância que é viver bem para viver melhor. Ah, e o mais importante: no nosso tempo e sem adotar uma desenfreada rotina na qual exigir demais de si pode ser perigoso e levar a decisões equivocadas e prejudiciais.

5. Xô, dor: alivia dores corporais frequentes

Alguma vez já tentaram alertar você sobre sua postura? Ou então, já falaram que você passa tempo demais no celular e isso pode fazer mal para ser corpo? Pois é, e é verdade. A preocupação com nossa postura não deve ser mero capricho e sim um hábito, ainda mais em tempos onde ficamos inclinados por horas enquanto mexemos nos aplicativos ou batemos um descompromissado papo de horas numa rede social.

O cuidado com a coluna é essencial, pois é ela que nos sustenta e dá base para que nosso corpo consiga se manter firme e ereto - e com o Yoga isso se torna mais corriqueiro do que você possa imaginar, pois com os exercícios focados em postura e alinhamento corporal podemos reeducar nossa estrutura interna e assim evitarmos grandes inimigos e dores provenientes pela escoliose, hérnia de disco, fibromialgia, contraturas dos músculos etc.

6 - Noites tranquilas: controla a insônia

Já foi comprovado que o ser humano precisa dormir bem, num tempo considerável e balanceado para que o seu corpo consiga alto desempenho e também alta expectativa de atividade. Não por acaso ao dormimos mal parece que o dia inteiro não será muito diferente da longa noite em claro que tivemos: estressante, exaustivo e desagradável.

Nesse sentido, o Yoga nos traz a paz interna necessária para que o sono não seja sinônimo de problemas e tenhamos mais domínio entre nossas preocupações que acabam por nos tirar, literalmente o sono e a vontade de viver.

Os benefícios do Yoga que acabamos de apresentar já te animaram a mudar de vida e adotar a prática, não temos dúvidas. Mas agora vai ficar ainda mais fácil tomar uma decisão, pois trazemos alguns depoimentos de alunos do Essência Yoga que certamente vão contagiar você a adotar essa filosofia, contando com nossa preparação, profissionalismo, qualidade e carinho. Dá só uma olhada.


Depoimento de Tayguara Helou

Olga Maino
Gerente de Arquitetura de Dados

"Para mim, o Essência Yoga foi fundamental em 2017 devido a minha intensa busca por equilíbrio físico, mental e espiritual. Faço yoga com os instrutores Iraí e Ana, acompanhamento com a naturóloga Stephany e com a massoterapeuta Viviane. Simplesmente amo este lugar!"




Depoimento de Tayguara Helou

Tayguara Helou
Presidente do SETCESP

"Yoga, massagem e massoterapia você encontra em qualquer lugar, mas se você quer encontrar pessoas incríveis, especiais e amigas é apenas no Essência Yoga. Foi assim que eu comecei a praticar Yoga nesse ano de 2017."




Depoimento de Amanda Caldas

Amanda Caldas
Estudante

"Eu conheci o Essência Yoga há aproximadamente 6 meses, quando passei a frequentar as aulas de yoga juntamente às sessões de massoterapia e naturologia por conta de uma necessidade de saúde. Hoje, o sentimento que me preenche ao pensar no Essência é: gratidão."

Para nós do Essência Yoga, mais do que oferecer serviços pautados na saúde e bem-estar temos uma missão intocável de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover entre elas o ressignificado da existência e entendimento pessoal, levando-as à plenitude da felicidade e busca pelos propósitos de vida que nos movem e fazem de nós pessoas mais esclarecidas, bem resolvidas e em sintonia com questões internas, nosso corpo, nosso modo de vida e o que mais buscamos dentro desse imenso e maravilhoso universo de possibilidades.

Entre em contato com nossa equipe, agende uma visita para conhecer o espaço, nossos profissionais e fazer uma aula experimental. Comece 2018 dando a si mesmo um novo motivo para viver e encontrar-se, e acredite: com muito orgulho, responsabilidade e compromisso, nós conduzimos cada um dos nossos alunos, parte de uma preciosa e feliz família.
Em 2018, vamos juntos?

Namastê – e um Feliz 2018 para você!


Compartilhe com seus amigos e familiares:


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp