De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Hérnia de disco ( tratamento )

A hérnia de disco não é um bicho de sete cabeças. Muitas pessoas quando têm um diagnóstico de hérnia de disco tendem a ficar preocupadas e assustadas, porém essa condição física nada mais é do que uma pequena ruptura do disco intervertebral, que regride sem a necessidade de cirurgia em 90% dos casos. Saiba como a Massoterapia pode auxiliar no tratamento.

Entenda a hérnia de disco

A hérnia de disco e a protusão discal são condições que afetam um grande contingente de pessoas, aproximadamente 15% da população mundial. No Brasil, o número de pessoas que convivem com esta condição é de cerca de 5,4 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE.

Os discos intervertebrais amortecem o impacto de bastante peso, e com o tempo vão naturalmente se desgastando. Porém quando o esforço de amortecimento é muito repetitivo, o disco pode sofrer rupturas e parte de seu tecido extravasa, formando a hérnia.

Hérnia de disco tratamento

Esta condição é mais frequente na região cervical e lombar, e a hérnia de disco pode comprimir a raiz dos nervos que emergem da coluna, trazendo como sintomas dor e/ou formigamento local e/ou irradiado para os membros mais próximos.

Entre as causas, o sedentarismo e a falta de alongamento são fatores de risco, pois a musculatura paravertebral e abdominal enfraquecidas e muito tensionadas prejudicam a postura e sobrecarregam a coluna.

Apesar da grande incidência da hérnia de disco, trata-se de uma condição que regride sem a necessidade de cirurgia em cerca de 90% dos casos, e estudos têm demonstrado que a massagem para hérnia de disco é uma importante ferramenta para auxiliar no tratamento de pessoas com dores lombares, inclusive decorrentes das hérnias de disco, de forma não invasiva, segura e eficaz.

Como a massoterapia pode auxiliar no tratamento?

A massoterapia pode auxiliar tanto por aliviar o sintoma das dores quanto por liberar a musculatura tensionada ao redor da coluna vertebral, diminuindo a pressão entre os discos intervertebrais e evitando que a hérnia comprima a raiz dos nervos.

Isto foi demonstrado num estudo realizado por pesquisadores do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa da Cidade de Santai, China, onde foram tratadas 82 pessoas diagnosticadas com hérnia de disco lombares por meio da massagem da Medicina Tradicional Chinesa.

Ao final do tratamento, 54 pessoas não sentiam mais sintomas nem limitação dos movimentos lombares e 26 pessoas melhoraram quase todos os sintomas, sem irradiação da dor ao levantar as pernas em 60 graus.

Segundo os pesquisadores a massoterapia da MTC é coerente com os princípios da mecânica, e quando a força externa produzida pela massagem atua sobre os músculos e vértebras, auxilia com que o núcleo do disco intervertebral volte à sua posição anatômica normal.

Com os movimentos de puxar, alongar e pressionar, o espaço intervertebral se torna mais largo, reduzindo a pressão da hérnia sobre a raiz do nervo comprometido, o que elimina a dor e permite ao nervo prejudicado retornar à sua função. Ao mesmo tempo, além do efeito de fundo mecânico, a massagem proporciona profundo relaxamento físico e mental, e aumenta a sensação de bem-estar e a resistência à dor por conta da liberação de endorfinas.

Tratamento eficaz

Além disso, a massoterapia tem se mostrado um tratamento eficaz, por ter efeitos duradouros mantidos por pelo menos 1 ano após o término do tratamento, como apontou um estudo de revisão sistemática da literatura – tipo de estudo com alto grau de validade científica – realizado por pesquisadores das Universidades de Ottawa e Toronto, no Canadá, e da Faculdade de Medicina da USP, onde foram analisados sistematicamente 8 estudos controlados sobre a eficácia da massoterapia para pessoas com dor lombar sem causa específica. Por fim, é importante lembrar da importância de um olhar integrativo da saúde, que entenda as relações entre o corpo, mente e emoções. Por isso, o tratamento pode ser complementado com outras terapias naturais, como o Reiki, Acupuntura e a Auriculoterapia, que atuem também nos outros níveis em desequilíbrio, dependendo das necessidades de cada pessoa.

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Até a próxima!

Autoras:
Stephany Nicolli D. Fonseca
Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi

Viviane Fernandes Gargamala
Massoterapeuta



Referências

YAJUN, Long. Treatment of Protrusion of the lumbar intervertebral disc by TCM Massage. Journal Of Traditional Chinese Medicine. Sichuan Province, China, p. 126-127. fev. 2002.
Disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12125488. Acesso em: 31 out. 2016.

FURLAN, Andrea D. et al. Massage for Low-back Pain: A Systematic Review within the Framework of the Cochrane Collaboration Back Review Group. Spine, Toronto, Canada, v. 27, n. 17, p.1896-1910, jan. 2002.
Disponível em: www.oegpmr.at/wp-content/uploads/Beilage-6-Massage-2003.pdf. Acesso em: 31 out. 2016


Compartilhe com seus amigos:


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Linking Sites
Whatsapp