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Kakasana: O corvo como Símbolo de Equilíbrio e Força

Modalidades e Posições

O Yoga é uma prática repleta de técnicas e movimentos específicos, e um dos mais cobiçados pelo praticante desta filosofia é o Kakasana, ou a Postura do Corvo. Por conta de sua aparente complexidade é comum que ela cause em iniciantes do Yoga certa tensão e o pensamento natural de que não será possível realizá-la.

Como em toda atividade física, uma boa dose de determinação e de perseverança são sempre bem-vindas. Então, a matéria de hoje ajuda você a conhecer melhor a Kakasana, deixando de lado algumas sentenças sobre a modalidade e abrindo espaço para a chegada da confiança e da busca incessante pelo equilíbrio interior.

Kakasana: O que é?

A Kakasana (Kak = Corvo / Asana = Postura) é uma postura aplicada dentro da filosofia yogi que se caracteriza pela inclinação dos cotovelos para criar a base de manutenção da postura, os joelhos repousados sobre o antebraço e as mãos fincadas no chão, conjunto que promove a disciplina, equilíbrio, concentração e a autoconfiança.

Servindo de base para outras posturas que compõem o Yoga, sua premissa é levar ao praticante a sensação de voo, já que o ato final implica na suspensão corporal. Assim, é normal que adeptos iniciantes encontrem dificuldade e precisem lidar com muitas tentativas frustradas, contudo, saiba que todas são parte de um processo no qual o mais importante é tentar, no seu próprio tempo, até conseguir. Uma vez praticada, conduz o yogi até sua potencial força interior.

Mulher praticando Kakasana, a posição do corvo

Como é a sua prática?

No que diz respeito à execução da Kakasana, existem algumas dicas e facilitadores iniciais para os principiantes, tais como o uso de almofadas e tapetes, com o objetivo de amaciar possíveis quedas enquanto a conclusão da postura não acontece de fato.

A melhor forma de aprender esta postura se dá através do agachamento, acompanhado das mãos no tapete e alinhadas com os ombros, colocando os joelhos na parte superior dos braços e iniciar o movimento de inclinação para a frente, tal qual um corvo em pré-decolagem. Manter o olhar à frente em algum ponto fixo favorece a concentração e o equilíbrio, vale frisar.

Por fim, o praticante passa lentamente o peso do seu corpo para as mãos e eleva seus pés. Atingindo a postura, basta concentrar-se e respirar profundamente.

Ao concluir e adquirir habilidade sobre a Kakasana, o yogi é conduzido à confiança e coragem, determinando para si mesmo que não há limites suficientes quando o objetivo maior é conciliar sua força de vontade com a serenidade interior, fato que se confirma através da persistência que se faz necessária para a conclusão adequada da postura.

Não importando o grau de dificuldade, é indispensável o acompanhamento do instrutor de yoga, pois ele identificará de forma mais técnica e apurada as prováveis falhas de execução até que a postura se concretize.

Benefícios e Vantagens

Novamente, a principal orientação para atingir os resultados esperados com a prática do Yoga é não se pressionar e seguir a temática mais adequada para o seu momento e o seu encontro com a Kakasana. De nada adianta buscar a filosofia em questão, mas fazer dela sinônimo de estresse, tristeza e frustração. Aliás, esses sentimentos e sensações são as últimas coisas que devem passar pela cabeça do adepto. Combinado?

Dito isso, vamos aos benefícios da Kakasana, que começam pelo fortalecimento muscular de membros superiores e inferiores, além da região pélvica e as articulações de joelhos e cotovelos, também trabalhando bem o alongamento do corpo, especialmente a nossa coluna, e proporcionando ao praticante a tonificação dos órgãos abdominais, e não apenas dos músculos.

O aprimoramento de equilíbrio físico, emocional e psicológico também é garantido na prática da Kakasana, assim como melhora a concentração e disciplina individual. Independentemente do estágio no qual o praticante está, o desenvolvimento ao dedicar-se à conclusão da postura traz ao indivíduo bastante segurança em si mesmo, provando que o impossível não existe quando a vontade em progredir junto ao yoga é bem maior que o desânimo e a desistência.

Há Contraindicações?

Não é recomendado que pessoas portadoras de doenças cardiovasculares adotem a postura dentro da sua filosofia yogi, o que significa que existem outras posturas mais adequadas para quem possui problemas de coração. Durante a gravidez também é indicado evitar até mesmo a tentativa desta postura, pois são movimentos que exigem certo esforço da gestante, que terá dificuldade para executá-los, podendo comprometer a gestação.

Os hipertensos e portadores da Síndrome do Túnel do Carpo também recomendamos evitar a modalidade, bem como pessoas que lidam com o glaucoma, problemas constantes nas articulações e lesões nas mãos ou nos ombros.

Por via das dúvidas, busque orientação médica e saiba melhor se você está apto para executar o Kakasana dentro das restrições sem preocupações ou riscos que, certamente, você não quer correr. Está bem?

Mais uma prática pertencente à filosofia transcendental do Yoga e mais uma oportunidade para você adotar de vez um estilo de vida que só tem vantagens e positividades a oferecer. Venha até nosso espaço para conhecer os instrutores do Essência Yoga. Eles estão sempre preparados e munidos de muito conhecimento, profissionalismo e sintonia para guiar você até a decisão que vai dar novo sentido à sua vida.

Inspire-se na Kakasana e venha alçar novos voos com a gente, despertando a coragem e a vitalidade que existe dentro do seu interior.

#Namastê - e não deixe de acompanhar as próximas matérias da série.


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