De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Massagem para Bursite

Bursite e Massagem Terapêutica

Segundo a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED):
"Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e pele, ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição.”.

De caráter agudo ou crônico, ela se dá, basicamente, graças aos esforços repetitivos que praticamos diariamente, mas também por meio de lesões, estresse e tensões, sendo mais frequente nos ombros, quadril e cotovelos, podendo também surgir em outras articulações e partes, como joelhos, dedos dos pés e calcanhares.

As bursas, como também são conhecidas as bolsas sinoviais e daí concebeu-se o termo Bursite, estão presentes em mais de 160 partes do nosso corpo. Quando inflamadas e, ainda assim, submetidas a movimentos e esforços, podem endurecer músculos e comprometer o bom desempenho do nosso corpo, em especial nas regiões afetadas.

Os sintomas mais aparentes e incômodos da Bursite são: dores intensas, rigidez em excesso das partes comprometidas e dificuldade em dar movimento às regiões afetadas.

Homem sentindo fortes dores devido à Bursite

Além disso, pode-se perceber vermelhidão e inchaços que são característicos da inflamação. Todos os sinais de que a Bursite está presente se revelam ao longo de dias ou semanas e as dores causadas, em específico, podem ser fisgadas na região do quadril ao sentar, correr e sentir-se desconfortável, subir escadas com dificuldade, se agachar ou apoiar os cotovelos em uma mesa de forma brusca e não se sentir bem.

Vale frisar que há casos em que o não-tratamento pode afetar negativamente o seu sono, já que as inflamações cada vez mais intensas podem agravar-se enquanto você dorme e se coloca em posições longas as partes prejudicadas pela Bursite, ou então, o paciente pode apresentar febre como sintoma para casos em que a causa do dano está numa infecção e não inflamação.

Para saber se, de fato, o seu corpo está passando por tal enfermidade, a melhor forma é sempre consultar um médico que faça o seu diagnóstico que, uma vez confirmado pode ser o primeiro passo para que você dedique mais atenção ao problema e obtenha não só a ajuda médica profissional e receituário adequados como busque formas alternativas e altamente eficazes de alívio e tratamento como a massagem terapêutica e suas modalidades.

Massagem Terapêutica

Na teoria é bem mais fácil dizer que é possível nos recondicionarmos no que diz respeito às lesões por esforços repetitivos, também conhecidas como L.E.R., contudo, na prática a coisa muda de figura porque não podemos simplesmente abrir mão de nossas atividades diárias, ainda mais se elas estão atreladas às nossas profissões e hábitos indispensáveis no cotidiano.

Por isso que as massagens terapêuticas atuam como a solução ideal para quem não pode modificar por completo seus hábitos e, ao mesmo tempo, entende que o problema precisa ser tratado e aliviado o quanto antes para que consiga viver melhor e sem o dissabor de dores e incômodos frequentes.

Confira a seguir alguns tipos de massagens terapêuticas recomendáveis para pacientes de bursite.

Quick Massage

Levada aos Estados Unidos na década de 80 por David Palmer, terapeuta, e ganhando visibilidade graças ao interesse da empresa Apple em proporcionar aos seus colaboradores alívios causados por L.E.R. e demais pormenores da rotina de trabalho, a Quick Massage é uma técnica em que a pessoa fica posicionada em cadeiras ou macas específicas para a prática enquanto recebem estímulos, movimentos e manobras concentrados na região dos membros superiores ou outras em que seja necessário o alívio e relaxamento de tensões musculares.

Sua conexão com o tratamento de bursite está no imediato alívio de dores musculares nas regiões acometidas pelo problema, além da praticidade e rapidez com a qual é executada.

Massagem Anmá

Prática de relaxamento suave e que tem como foco a utilização das mãos como principal ferramenta de aplicação, a massagem anmá renova a saúde e promove o relaxamento muscular, sendo muito indicada para idosos, pessoas com problema de osteoporose, lesões dadas por repetições e estresse.

O papel dela para amenizar os efeitos da bursite está nas técnicas de deslizamento, vibração, amassamento, pressão, pinçamento, alongamento e trabalho nas articulações que aplica em quem a recebe, trazendo ao paciente alívio e a amenização dos sintomas da bursite.

Massagem Energética

Modalidade terapêutica em que se reequilibra o organismo inteiro e elimina gradualmente problemas provenientes de estresse, tensões musculares, esforços em excesso, cansaço e nervosismo.

Feita com o auxílio de cremes e óleos, a massagem energética pode ser aplicada de duas formas: com suavidade, e assim proporcionando um delicioso processo de relaxamento e alívio, ou com mais vigor, onde tonifica e reativa a musculatura do corpo e, no caso do tratamento de bursite, atuando diretamente nos focos de dor e tensão.

Massagem Shiatsu

Bastante famosa, a massagem Shiatsu é caracterizada pela técnica de pressão com os dedos no corpo do paciente que a recebe, mas também explora a funcionalidade dos joelhos, cotovelos e mãos a fim de trazer o melhor resultado possível em matéria de relaxamento e alívio imediato de dores e tensões diversas.

Como é uma modalidade terapêutica onde o terapeuta busca um maior entendimento da realidade prática do seu paciente e como a técnica pode ser aplicada de forma personalizada de acordo com tais informações, ela também é uma grande aliada de quem convive com a bursite, pois o trabalho direcionado à necessidade de quem recebe a massagem shiatsu faz total diferença no alívio imediato das tensões e desconfortos que ela traz, focando no bem-estar e também no equilíbrio das energias do indivíduo que passa por tal dificuldade.

E melhor que saber mais sobre as inúmeras técnicas terapêuticas que ajudam no alívio da bursite e seus predicados é poder encontrar no Estúdio Essência Yoga todas elas, além do total comprometimento, profissionalismo e competência dos nossos colaboradores e terapeutas que estão 100% empenhados para levar até você o relaxamento muscular, físico e mental que trará à sua vida e seus dias mais razões para sorrir do que reclamar.

Entre em contato com seu médico antes, analise o seu panorama sobre a bursite e nos procure que nós vamos, juntos, descobrir qual é a melhor técnica para trabalharmos a sua dificuldade e incômodo, lembrando sempre que o mais importante é não se deixar de lado e cuidar do corpo, seu templo e contemplar a liberdade de viver bem, com vigor e sem dificuldades.

Namastê!

Te esperamos!


Gostou das nossas dicas? Compartilhe!


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp