De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Massagem para dor de cabeça

Tratamentos Naturais e Massoterapêuticos

Dores de cabeça nunca são bem-vindas, não é verdade? Os inúmeros problemas causados pelo desconforto que uma dor de cabeça, seja ela mais branda ou mais intensa, podem causar só mesmo quem lida com tal angústia conhece bem. Mas nós, do Estúdio Essência Yoga, também estamos por dentro do assunto e podemos ajudar você não só a entender quais são os tipos mais comuns de dores como descobrir quais são os tratamentos mais adequados para cada uma delas. Acompanhe.

Enxaqueca

Caracterizada por ser uma dor pulsante atrás da nuca e ao redor dos olhos, geralmente em um dos lados da cabeça, mas podendo também acometer os dois quando trata-se de um caso grave, a enxaqueca é um tipo de cefaleia, com ou sem viés hereditário, que atinge de 5% a 25% das mulheres e 2% a 10% dos homens, segundo o Ministério da Saúde.

Suas crises duram, em média, de quatro a 72 horas, podendo seguir-se de fotofobia e fonofobia (incômodo com luz e som, respectivamente).

Mulher sentindo uma forte dor de cabeça

Pessoas entre 25 e 45 anos são as principais portadoras da enxaqueca, que apesar de ser encarada popularmente como um incômodo habitual, é um problema que já se estende por anos na sociedade e precisa ser encarado como o tal, pois viver com dor é o que menos desejamos, em vista de tantas coisas boas que podemos usufruir ao longo da nossa caminhada.

Para se ter ideia da complexidade, a enxaqueca é subdividida entre dois estágios:

Enxaqueca com aura

Doença neurológica acompanhada por fortes dores de cabeça e sintomas relacionados à nossa visão e outros sentidos. Aproximadamente 20% dos diagnósticos de enxaqueca configuram aura, termo que teve origem devido aos pré-sintomas antes da dor em si iniciar. Ela pode ter poucos minutos ou até uma hora de duração, antes que uma dor severa e quase paralisante apareça.

Enxaqueca sem aura

Mudanças de humor, dificuldade em raciocinar, bocejos, inchaço em partes do corpo, ingestão exagerada de doces e cansaço são alguns dos sintomas que compõem a enxaqueca sem aura. Algumas crises podem não culminar em dores, entretanto, o mais comum é a presença de dores fortes. A definição “sem aura” se justifica pela ausência de pré-sintomas, podendo surgir quando o indivíduo menos espera e sem causa aparente.

Por ser uma doença de sintomas recorrentes e comuns, a enxaqueca pode ser confundida com doenças mais graves, tais como epilepsia, tumores, lúpus, glaucoma, doenças cardiovasculares, aneurisma e hipoglicemia. Por isso que é tão importante não deixar a doença se acomodar e tornar-se parte do seu cotidiano, procurando amparo médico adequado e traçando um diagnóstico mais apurado sobre o seu tipo de enxaqueca e o que ela configura. Sem o diagnóstico, o portador da doença acaba tratando da sua enfermidade com medicações genéricas e que nem sempre vão ajudar a controlar o problema e lidar da melhor forma possível com o seu quadro clínico.

Cefaleia Tensional (Ou dor de cabeça tensional)

Há, também, o que conhecemos por cefaleia tensional: dor difusa, que pode ser mais leve ou mais intensa, similar à sensação de aperto sobre o crânio do próprio indivíduo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, entre 38% e 74% dos brasileiros lidam com o problema, que é o tipo mais comum de dor de cabeça, contudo, sem definições exatas sobre seu surgimento e causas. Especialistas atribuem ao estresse e tensões, mas a SBC prefere tratar a cefaleia tensional como uma disfunção sem motivos específicos.

Ela pode ter um ciclo de presença com menos de 15 dias mensais, ou se tratar de um problema mais crônico quando ultrapassa o período de 15 dias num único mês. Com duração média de 30 minutos ou até dias inteiros, não é uma característica hereditária e não está atrelada a dificuldades visuais, enjoos ou vômitos.

Para algumas pessoas, as dores de cabeça tensionais surgem pela contração involuntária e crônica de músculos na parte de trás do pescoço e do couro cabeludo. Para outras, o aparecimento se dá por questões relacionadas à depressão, estresse, má alimentação, problemas pessoais, pressões cotidianas e problemas de saúde – sinusite, resfriados e afins.

Naturologia e Massoterapia

Levando em consideração que algumas das prováveis causas da enxaqueca, seja do tipo com ou sem aura, e da cefaleia tensional são altos níveis de estresse, falta de práticas físicas moderadas, tensão muscular, depressão e ansiedade, as dores podem contar com os poderes incontestáveis da naturologia e da massoterapia. Diferente dos analgésicos, que se limitam a combater apenas os sintomas e não as causas da cefaleia e enxaqueca, os múltiplos benefícios presentes nas práticas da naturologia e massoterapia atuam diretamente na raiz do problema, já que o fio condutor da doença é a nossa matéria, fluidos corporais e má formações internas.

A seguir, acompanhe as principais terapias indicadas para tratamento da enxaqueca e da cefaleia tensional, e como elas trabalham no controle da doença.

Reiki

Aplicada com o uso das mãos, o Reiki é uma prática baseada na crença que a energia vital universal "Ki" não só existe como precisa ser canalizada dentro do nosso interior para que o corpo e a mente atuem com mais equilíbrio e saúde. O significado da palavra Reiki é "atmosfera misteriosa", resultado da junção de dois termos japoneses: o REI, que significa "divino", e o KI, ou "energia vital".

Uma vez que a enxaqueca pode surgir por fatores como o nervosismo, estresse e ansiedade, esta prática da naturologia equilibra e harmoniza o indivíduo que a recebe, usufruindo de mais tranquilidade, relaxamento e paz, elementos favoráveis para que o corpo produza endorfinas, substâncias que aliviam as enxaquecas com ou sem aura. Além disso, o Reiki ajuda a equilibrar nossos chacras, limpa os meridianos e faz a energia transitar pelo corpo positivamente. Assim, todas as glândulas, órgãos e artérias atuam melhor, o que faz vasos dilatados pela enxaqueca voltarem ao normal.

Shiatsu

O Shiatsu é uma técnica de massagem oriunda da Medicina Tradicional Chinesa, ela atua através da pressão em pontos específicos do corpo, utilizando os dedos polegares e a palma das mãos em tais pontos, também conhecidos como meridianos. Com o estímulo provocado pelos movimentos, os pontos acometidos pela enxaqueca, além de músculos e nervos, recebem imediata sensação de alívio, controle, relaxamento e melhora contínua das dores.

Identificando os pontos do corpo do paciente com enxaqueca com acúmulos de energia concentrada, também conhecida como Jitsu, os meridianos sem energia - ou Kyo, serão reequilibrados e reestabelecidos gradativamente com a realização de sutis movimentos atrás da nuca do adepto do Shiatsu, além da ativação de nervos pertinentes ao sistema neurológico.

Acupuntura

Terapia oriunda da Medicina Tradicional Chinesa que consiste no uso de agulhas metálicas em pontos específicos do corpo do paciente que necessita de tratamento de doenças ou busca efeito anestésico para dores incômodas, caso de quem sofre com a enxaqueca ou a cefaleia tensional. É um ramo indicado para quem possui as enxaquecas de origem energética e inflamatória, ou lida com a dor de cabeça tensional regularmente. Graças ao seu efeito analgésico e anti-inflamatório é uma alternativa que desencadeia resultados positivos e que também ajuda a reduzir o uso de medicamentos em excesso.

Ajudando o paciente a relaxar e também a regular as funções energéticas do corpo, a acupuntura melhora as dores e oferece apoio ao tratamento médico do problema, deixando sempre claro que é essencial buscar o acompanhamento médico prévio para entender a complexidade da sua dor ou enxaqueca e, deste modo, o terapeuta aplicar a melhor e mais eficaz técnica.

Auriculoterapia

Baseia-se no estímulo de pontos que existem em nosso ouvido externo e possuem relação energética com várias partes do corpo. Com a auriculoterapia são criados estímulos em tais pontos, que conduzem o alívio de dores, sintomas físicos e desconfortos que surgem com enxaquecas e dores de cabeça tensionais. Sua prática pode utilizar sementes, esferas de aço, microesferas ou agulhas, o que depende muito de paciente para paciente.

Quem adota a auriculoterapia é beneficiado com o alívio de dores crônicas, controle do estresse e da ansiedade e até tratamento de doenças.

Anmá

Apertar, vibrar, amassar e pressionar são as ações que coordenam a prática da Massagem Anmá, originária da Medicina Tradicional Japonesa. Com o relaxamento dos músculos e ativação da circulação sanguínea, ela reduz as dores de cabeça, o estresse e dores musculares.

Seus movimentos voltados para o deslizamento, amassamento, percussão, vibração, pinçamento e alongamento são realizados sem cremes, óleos ou insumos similares. As massagens recebidas na cabeça e feitas com movimentos de pressão e deslizamento aliviam dores crônicas, enjoos, tonturas, sensação de cansaço e indisposição. Além disso, a Anmá combate inflamações e trabalha intensamente pontos energéticos e fluidos responsáveis pela manutenção do KI, a energia vital que nos mantém vivos.

Deep Tissue

Também chamada de massagem profunda, ela é indicada, especificamente, para o tratamento de dores crônicas e drásticas que prejudicam o cotidiano e afetam o sistema imunológico. Sua execução é um pouco mais rígida e intensa que as massagens citadas anteriormente, contando com movimentos livres e contínuos no corpo do paciente.

É uma prática pautada na realização de movimentos mais densos e firmes em pontos estratégicos de dor, voltada para o processo de recuperação e regeneração das áreas afetadas pelos sintomas da enxaqueca. A Deep Tissue melhora o fluxo de energia corporal vital e energética, dando mais flexibilidade aos músculos, o que reduz, ao longo do tratamento, as fortes dores e demais sintomas da enxaqueca.

Procure seu médico neurologista de confiança para entender o que, de fato, configura a sua dor de cabeça e como ela deve ser tratada. Afinal, é a partir do diagnóstico que você terá mais propriedade para buscar métodos de cura e tratamento que vão além de medicações e exames.

E, como vimos, a naturologia e as massagens terapêuticas não são apenas um meio de relaxarmos e nos conectarmos com o nosso interior, mas também elementos que promovem o nosso equilíbrio e ajudam efetivamente a combater todos os sintomas e causas de tais dores, sempre com muita disciplina e energia positiva.

As terapias indicadas para o tratamento de dores de cabeça como enxaquecas e cefaleias tensionais citadas nesta matéria são aplicadas em nosso estúdio, pois o Essência Yoga acredita que este é um problema que precisa sim de atenção redobrada, já que todo indivíduo merece mais qualidade de vida e dias sem dores que chegam sem avisar, mas chegam para ficar quando não damos a devida importância.

Venha saber mais e agende uma visita ao nosso espaço, onde você pode conferir de perto como as técnicas são aplicadas e também conversar com adeptos da naturologia e as massagens naturais e que hoje percebem, por dentro e por fora, o quanto inseri-las na sua rotina foi uma escolha mais do que acertada.

Dê um tchauzinho para sua enxaqueca ou aquela dor horrível que pressiona a sua cabeça e #Namastê para a naturologia e as massagens naturais. Afinal, cabeça não foi feita para explodir de dor. Ela foi feita para explodir de energia, equilíbrio e POSITIVIDADE.


Gostou da matéria?

E você? Conhece alguém com problemas no Nervo Ciático? Compartilhe!


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp