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Surya Namaskara: Você saúda o Sol e o Sol saúda Você

Modalidades e Posições

Cobranças internas e externas. Dificuldades comuns à vida adulta. Problemas complexos. A agitação urbana. Estresse. Estados emocionais aflorados. Saúde comprometida. O que nós podemos fazer para sobreviver e transcender em meio aos resultados da dinâmica e desafiadora vida moderna? Acentuar todas essas questões ou amenizá-las?

Yoga ao alcance de todos

Nós acreditamos que o mundo carece de equilíbrio energético e material, e que tal equilíbrio está ao alcance de qualquer pessoa que esteja plenamente disposta a reconsiderar seu modo de vida, adaptando suas visões, princípios e valores às atividades que fazem diferença de dentro para fora, num movimento de conexão entre a sabedoria e a disciplina. E se você chegou até aqui é porque também acredita, temos certeza.

Não apenas por ser uma das práticas integradoras entre nossa paz interior, foco e condicionamento físico, mas também pelo alto potencial em despertar no indivíduo a felicidade genuína – isto é, a felicidade que parte de dentro, não de fora, o Yoga será o tema da série que iniciamos hoje no Blog do Essência.

Mulher praticando Surya Namaskara - Saudação ao Sol

E nós vamos começar trazendo ao seu conhecimento a Surya Namaskara, uma das práticas mais utilizadas e mais poderosas dentro da filosofia yogi. Acompanhe.

Surya Namaskara: O que é?

Também conhecida como Saudação ao Sol ou Surya Namaskara (Surya = Sol / Namaskara = Saudação), se caracteriza pela prática dentro de outras modalidades conhecidas, como a Hatha Yoga, Ashanga Yoga e Power Yoga, por exemplo, além de suas posições (asanas) voltadas para sequências de movimentos que trabalham em sincronia com a nossa respiração e corpo.

A expressividade do elemento Sol enquanto fornecedor de luz e calor para a humanidade e, de acordo com a cultura indiana - berço do Yoga, estrela que desperta no ser humano o autoconhecimento e clareza essenciais para uma jornada completa, plena na Terra, somada ao ato universal da reverência, sinal de respeito e de acolhimento sintetizam os objetivos desta prática e como ela pode desempenhar dentro de quem a adota potenciais antes desconhecidos ou adormecidos.

Como é a sua prática?

Recomenda-se que a Surya Namaskara seja executada com o máximo de silêncio, foco no momento presente, bem cedo, ao raiar do dia, e em jejum, afinal, como explicamos anteriormente, o Sol é o conector simbólico entre a postura e sua funcionalidade, portanto, o ideal é entrar em imersão com a Surya sem deixar nenhum aspecto de lado. Porém, não há problemas em realizá-la em outros momentos do dia.

Com a respiração fluindo de forma completa e profunda e deixando-se levar pelos movimentos e posturas, que são 24, ao todo, é uma modalidade composta por duas rondas de 12 posturas cada. Na primeira o alongamento do lado direito do nosso corpo é feito. Na segunda, o lado esquerdo. Mas é permitido estabelecer mais repetições, como de duas a quatro séries para os iniciantes, atentando sempre para o limite diário de 108 séries.

O ideal é acompanhar as premissas e orientações do seu instrutor, já que o Yoga abre margem para várias possibilidades, porém, apenas o instrutor norteia com propriedade e conhecimento, ainda mais se você está começando agora. Portanto, não se pressione e se deixe conduzir por ele. Ok?

Benefícios e Vantagens

Para que você consiga usufruir dos benefícios desta prática é primordial que os movimentos corporais e respiratórios sejam realizados sem pressa e sem pressões externas. A sua calma e tranquilidade vai garantir a eficácia do processo, lembre-se disso.

Ao desenvolver adequadamente a Surya Namaskara, o praticante é agraciado com o fortalecimento de todo o seu corpo, melhora e aperfeiçoa o ato de se alongar, reduz cansaços frequentes e dores na coluna ou na região lombar, amplia a capacidade de respiração, ativa positivamente glândulas adrenais e timo, o que traz sensação de relaxamento, e permite que o yogi controle e equilibre melhor pensamentos e emoções diversas. Vale lembrar que há duas formas de Surya Namaskara: a Clássica ou Tradicional e o Surya A e B (mais usada no Ashtanga Vinyasa, Power Yoga, Vinyasa Flow e Iyengar).

Quem realiza esta prática por cerca de 30 minutos diários pode queimar entre 417 e 450 calorias, tonificar mais os seus músculos, melhorar a atividade cardiovascular, a circulação sanguínea, o papel das articulações e a rigidez corporal. Já no aspecto emocional e espiritual, são potencializadas a autoconfiança, paciência, determinação, coragem e a generosidade. Em suma: tudo – e mais um pouco - que a gente precisa.

Há Contraindicações?

Sim. Como toda atividade física, há restrições para pessoas que estejam passando por problemas de saúde como hérnias de disco, pressão alta, complicações graves em articulações ou encararam vários processos cirúrgicos e doenças mais extremas (câncer, por exemplo). Ah, as grávidas, a partir do quarto mês de gestação também ficam mais limitadas para a prática desta postura, especialmente pela realização de movimentos de agachamento e alongamento que não poderão ser desempenhados graças à barriguinha da mamãe yogi.

Agora que já conhece um pouco melhor a Surya Namaskara, nós convidamos você a nos visitar e conferir de perto como ela é desenvolvida e como vai fazer a diferença em cada despertar do seu dia. Marque seu horário, traga suas dúvidas, faça uma aula experimental e prepare-se para seguir a caminho mais fácil em direção ao autoconhecimento, segurança e paz com o mundo.

Serenidade, vigor, disposição, saúde e controle interior. A Surya Namaskara é a mais simples e intensa conexão-chave entre o seu corpo e mente com o Sol, com o despertar para uma vida mais simples, leve e bem orquestrada, sem deixar para depois a pessoa mais importante da sua vida: você mesmo.

#Namastê - e até a próxima edição da série!


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