De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Terapias naturais para idosos

A longevidade tem sido vista como sinal de qualidade de vida em nossa sociedade, e nesse momento temos um número cada vez maior de idosos pelo globo. No Brasil esse número aumenta num ritmo acelerado, contando já com uma população de 20,5 milhões de pessoas idosas, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2010.

Expectativa de vida

Apesar deste aumento considerável na expectativa de vida, é preciso olhar para as atuais condições de qualidade de vida com que os idosos costumam conviver, como doenças crônicas diversas (hipertensão, diabetes, Alzheimer, colesterolemia, câncer, artrite) muitas vezes reflexos de nosso conjunto de hábitos de vida não saudáveis e de cuidados sintomáticos para com a saúde, e problemas psicológicos muitas vezes relacionados com todas as mudanças que esta fase traz e a forma com que socialmente nossos idosos têm sido tratados.

Yoga para a terceira idade

Abordagem humanizada e multidimensional

Nesse contexto, os cuidados de saúde para as pessoas de terceira idade precisam ir além do alívio dos diversos sintomas, mas atuar também de forma a melhorar a qualidade de vida dos mesmos, sob um olhar que integre as diversas queixas e necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e espirituais, dando condições para que a pessoa idosa fortaleça sua autoestima, vitalidade e autonomia, recebendo apoio para enfrentar e lidar com as diversas mudanças dessa fase.

As terapias naturais, ou práticas integrativas e complementares - termo utilizado pelo Ministério da Saúde em suas políticas públicas - são nesse sentido um caminho para promover saúde e auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos idosos, por trazerem este olhar integrativo que une corpo, mente e espírito e uma abordagem mais humanizada e multidimensional em saúde.

Medicinas Tradicionais Chinesa e Indiana

Diversos estudos têm demonstrado que as práticas e tratamentos integrativos, como os oriundos das Medicinas Tradicionais Chinesa e Indiana, por exemplo o Yoga, Meditação e massoterapia, têm importante contribuição para trazer mais vida a esta fase tão especial da vida.

A massoterapia, por exemplo, está cientificamente relacionada com inúmeros benefícios para a terceira idade, como relaxamento muscular, diminuição da dor, maior circulação sanguínea e linfática, melhora do padrão de sono, maior maleabilidade articular, diminuição do estresse e da ansiedade, segundo um estudo de revisão bibliográfica realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Estes benefícios se devem tanto pelas reações fisiológicas do toque e da manipulação dos tecidos, quanto pela atmosfera de acolhimento e confiança criada durante o atendimento, trazendo à tona novamente a importância do olhar integrativo em saúde.

Outro estudo relacionou a prática regular de Yoga por 4 meses com a melhora de quase todos os sintomas indicadores de má qualidade de vida no grupo de idosos pesquisado, incluindo melhora nos aspectos psicológicos, sociais e ambientais. Este estudo foi realizado por formandos do curso de Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, e acompanhou 17 idosos durante 4 meses de prática de Yoga, realizada duas vezes por semana, comparando os resultados com um grupo controle que não praticou yoga. Como avaliação da qualidade de vida foi utilizado um questionário desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, chamado WHOQOL-bref, reconhecido mundialmente por sua validade científica.

Já a prática regular da Meditação contribui tanto para um envelhecer mais saudável quanto para promover mais saúde já na terceira idade, pois apresenta também benefícios em diversos níveis, como regulação da pressão arterial e do sistema cardiorrespiratório, fortalecimento do sistema nervoso central, diminuição da percepção de dor e melhora do estresse emocional.

Esperamos que tenham gostado do artigo!

Até a próxima!

Autora: Stephany Nicolli D. Fonseca
Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi



Referências

GARCIA, André Werlang. Saúde na Terceira Idade à luz da Naturologia Aplicada. In: HELLMAN, Fernando; WEDEKIN, Luana Maribele (Org.). O Livro das Interagências: Estudos de casos em Naturologia. Tubarão: Unisul, 2008. p. 97-114.

ARAÚJO, Ednelha de Jesus. Massagem como prática terapêutica auxiliar na assistência à saúde e cuidado integral de idosos. 2013. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
Disponível em http://aquarios.uefs.br:8081/cris/media/pdf/araujo_2013.pdf.
Acesso em: 01 out. 2016.

PEREIRA, Marielen; MELLO, Mayra; TEIXEIRA, Nathalia Romnelli. Qualidade de Vida com a prática do Yoga para terceira idade. 2007. 113 f. TCC (Graduação) - Curso de Naturologia, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2007.

ROSSI, Luana Gabriela. Nossos idosos saudáveis: uma abordagem do envelhecimento saudável através da meditação. 2008. 124 f. TCC (Graduação) - Curso de Naturologia, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008.


Compartilhe com seus amigos:


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Linking Sites
Whatsapp