De Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 21:00 e Sábado: 09:00 às 12:00
 
 
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
 
Ícone de menu
HOME
NOSSO ESTÚDIO
AULAS
MASSAGENS
TERAPIAS NATURAIS
HORÁRIOS
PROFISSIONAIS
BLOG
AGENDA
FALE CONOSCO
Lupa para pesquisa

Tratamento para Bruxismo

Bruxismo e Massoterapia: Combata o problema

Com certeza você já ouviu falar em bruxismo. Problema mais comum em crianças, mas também presente na vida de homens e mulheres adultos, a disfunção pode surgir mediante diversas causas: hereditariedade, crises de ansiedade, estresse, tensão e má formação da arcada dentária. De qualquer forma, a relevância e seriedade do bruxismo está em seus sintomas e consequências, que vão desde o ranger e apertar dos dentes, zumbidos e dores nos ouvidos, dores no pescoço, estalos quando o indivíduo abre e fecha a boca e insônia até fortes dores de cabeça, problemas ósseos e na gengiva, deslocamento da mandíbula e desgaste dos dentes, que além de ficarem lascados e perderem o esmalte natural que os protegem, podem perder tanto a força a ponto de amolecerem e caírem.

Como identificar o Bruxismo

O Bruxismo é uma desordem discreta e sutil, o que justifica que muitos portadores sejam identificados apenas por outras pessoas, seja através de observação durante o sono ou pela convivência no dia-a-dia e o compartilhar de momentos como refeições, situações tensas no ambiente de trabalho ou questões emocionais vivenciadas no próprio lar. Dessa forma, é comum que o portador busque tratamento quando os sintomas já estão bem avançados. Para certificar-se de que o bruxismo é uma realidade na sua vida, o ideal é consultar-se com um clínico geral ou odontologista, pois são eles os profissionais indicados para descobrir o grau do seu distúrbio, particularidades e qual será o método de tratamento mais adequado.

Mulher buscando tratamento para o Bruxismo

Tipos de Bruxismo

Há dois tipos de bruxismo conhecidos. São eles:

Bruxismo em Vigília

No bruxismo em vigília o indivíduo fica apertando e encostando os dentes repetidamente por longos períodos de tempo, especialmente em situações que provoquem estresse, nervosismo, tensão e ansiedade. Contudo, essa modalidade do bruxismo também pode surgir em momentos mais serenos, como um dia de leitura, concentração ao estudar para provas, enquanto assiste televisão e utilizando o computador ou celular.

Bruxismo do Sono ou Bruxismo Noturno

Como o nome sugere, o bruxismo do sono está atrelado ao ato diário de dormir, onde é possível observar o ranger de dentes em períodos alternados do sono do portador e nas fases mais leves do repouso. Subdivide-se em primário e secundário, sendo que o primário não possui nenhum tipo de relação com causas externas, enquanto o secundário está conectado ao uso de medicações inibidoras de produção de serotonina (venlafaxina, fluoxetina, paroxetina,), disfunções neurológicas ou distúrbios ligados a problemas respiratórios como ronco ou a apneia.

Bruxismo e Massoterapia: Tudo a ver

Como falamos, o bruxismo, não importando o tipo, pode desencadear-se com tensões diversas, situações de nervosismo e ansiedade, dores fortes de cabeça e pressões cotidianas. Além das medicações e medidas preventivas e corretivas que o dentista irá propor ao portador de bruxismo, todos esses cenários são amplamente contemplados de benefícios imediatos, intensos e promissores de duas facetas conhecidas da massoterapia: a massagem anmá e o shiatsu. Saiba o porquê logo abaixo.

Massagem Anmá

Quando aplicadas na região facial e também na extensão do pescoço de quem tem bruxismo, suas técnicas concentradas em apertar, vibrar, amassar e pressionar promovem relaxamento das áreas afetadas pelo problema, ativação da corrente sanguínea - ação que contribui para o fortalecimento muscular - redução das dores de cabeças intensas, redução do estresse e a sensação de alívio e tranquilidade.

Ao trabalhar vários pontos energéticos, liberando os fluidos responsáveis pela manutenção do KI, a energia vital que nos mantém vivos, a massagem anmá é aplicada sem uso de cremes e em outras partes do corpo, não apenas na região facial, trazendo assim múltiplos benefícios físicos, mentais e emocionais ao paciente.

Shiatsu

Pressionando pontos específicos do rosto com o auxílio dos dedos polegares e da palma das mãos, em conjunto com movimentos específicos de ativação e conexão com a técnica, o shiatsu equilibra as energias, relaxa, acalma e ameniza os desconfortos causados pelo bruxismo em vigília ou do sono ao estimular as partes afetadas pela desordem, fazendo com que o adepto seja presenteado com uma potente sensação de alívio, controle e serenidade, sem falar que as dores provenientes do mal em questão são sanadas.

O shiatsu ajuda a soltar a musculatura que o bruxismo acaba prendendo com a tensão comum nas mandíbulas, bem como reativa os nervos pertinentes ao sistema neurológico, que possui ligação direta com as dores de cabeça causadas pela disfunção e são um dos sintomas mais incômodos de quem convive com o bruxismo.

Da próxima vez que o tema bruxismo vir à tona numa roda de amigos, no almoço de domingo entre familiares e nas conversas do happy hour de sexta-feira você já sabe o que recomendar: acompanhamento médico e tratamento natural através da massoterapia.

Ao contar com a massagem anmá e o shiatsu, quem sofre com o bruxismo encontrará uma forma bem mais agradável de cuidar do problema e que não se resume aos medicamentos, itens ortodônticos e tolerância aos sintomas, como se todos eles fossem tão parte do seu cotidiano quanto o despertar de cada dia, um grande e comum erro que pode custar bem mais do que o ranger de dentes.

O Essência Yoga valoriza a prática de ambas as técnicas no combate aos sintomas e causas do bruxismo, oferecendo horários diversos para que você inclua a massoterapia na sua rotina e fique livre do sofrimento e dor que essa desordem pode trazer.

Entre em contato e agende um horário com os profissionais do nosso time. Aqui, nossa preocupação maior é que você encontre o equilíbrio necessário para ter uma vida melhor e mais saudável sem que nenhum mal físico o impeça de seguir adiante.

Não desgaste seus dentes e nem a sua saúde com algo que você consegue resolver. Dê um chega pra lá no bruxismo e conheça o apaziguador mundo da massoterapia.

Namastê!


Gostou da matéria?

E você? Conhece alguém com bruxismo, que tal compartilhar?


Essência Yoga | Yoga e Massoterapia © 2016 | Todos os direitos reservados
Alameda Araguaia, 762 - Shopping Flamingo
Lojas 21s e 22s – Piso Superior
Alphaville / Barueri - SP
CEP: 06400-000
Whatsapp